VERSÃO DE IMPRESSÃO
Esportes
18/07/2017 10:57:00
Ingrid faz a pior pontuação da vida, fica em último no Mundial e sai desolada

Globo Esporte/LD

Não faltou treino. Não faltou trabalho fora da água. Mas ainda não foi dessa vez que Ingrid Oliveira conseguiu avançar de fase em uma competição. A atleta errou mais uma vez o salto que a tirou da Rio 2016 e, dessa vez, foi eliminada do Mundial na prova de plataforma, que está sendo realizado em Budapeste, na Hungria. Depois de mais dois erros, foi a 37ª entre as 37 participantes, com 228 pontos, a pontuação mais baixa de sua vida. Para efeito de comparação, Ingrid fez 281, 90 pontos na Olimpíada do Rio. Nos Jogos Pan-Americanos, quando zerou um dos saltos, fez 266,70.

Giovanna Pedroso, que também foi para a Olimpíada, fez uma prova regular, mas uma falha na última apresentação a tirou da semi, fechando em 29º.

  • Hoje não é um dia bom, durante toda minha vida nunca fiz uma pontuação tão baixa, não sei o que aconteceu. Eu estava vindo bem, treinando bem, competindo bem. Realmente foi a pior pontuação. Hoje foi um dia ruim - disse a atleta, com lágrimas nos olhos.

Ingrid começou a competição na Hungria de forma regular, terminando em 16º a primeira rodada de saltos, e em 21º a segunda. As 18 melhores avançavam para a próxima etapa. Até aí, ela estava no bolo. Mas veio novamente o duplo e meio mortal de costas, aquele salto em que ela tirou nota zero no Pan e nota dois na Olimpíada. Ingrid novamente não se deu bem, tirou 3 e 4, e despencou na classificação para 33º. Depois, em acrobacias que está acostumada a acertar, também não foi bem, terminando em 37º.

  • O primeiro salto foi bom, não maravilhoso, mas dentro do regular. O segundo salto eu me desconcentrei porque minha perna cruzou no ar, mas isso desconta. O terceiro salto, que é o duplo e meio de costas, eu estava acertando, estava bom no treino, nas competições, aí sai fraco, forcei e passou muito. O quarto salto não foi bom e o último já não tinha muito o que fazer, então... - avaliou.

Já Giovanna, fez o caminho inverso nesta terça-feira. Não começou bem, foi apenas a 28ª após a primeira rodada de saltos. Depois, apareceu em 24º e 21º. Na quarta rodada, conseguiu boa pontuação, com resultados entre 7 e 7,5, pulando para 20ª. Mas, no último salto, chegou mal na água, tirou notas 3 e 4, e perdeu qualquer chance de ir à semi.

Na Olimpíada e no Pan, Ingrid foi envolvida em polêmicas fora da água. No Pan de 2015, recebeu uma série de comentários maliciosos e ofensivos nas suas redes sociais após uma foto postada antes do início da competição. Na Olimpíada do Rio, brigou com sua dupla Giovanna Pedroso em uma noite em que pediu para que a companheira saísse do quarto para que pudesse ficar a sós com um atleta, Pedro Henrique, da canoagem.

O Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos envolve seis modalidades: saltos ornamentais, natação, nado sincronizado, águas abertas, polo aquático e o salto de plataforma alta. A Hungria receberá 2000 atletas, e a delegação brasileira conta com 60 competidores. A natação começa só no dia 23. Clique aqui para ver todas as notícias, e aqui para a programação de todos os dias do evento.