Globo Esporte/LD
Fred foi uma das ausências do Cruzeiro na partida contra o Ceará, na quarta-feira, no Mineirão. O atacante sequer figurou o banco de reservas da equipe na derrota de 2 a 0. Para o jogo deste sábado, contra o Paraná, às 21h (de Brasília), pelo Campeonato Brasileiro, o técnico Mano Menezes adiantou que o camisa 9 será titular, e explicou os planos para o jogador.
- Vai iniciar jogando contra o Paraná. Só faltam mais dez (risos). Não quero ficar trazendo o Fred (para os jogos) para deixar aí, não tem necessidade nenhuma. Quando eu trouxer, ou vai iniciar o jogo ou vai entrar durante os jogos.
E o David?
Sobre o atacante David, reforço contratado no início do ano do Vitória, e que tem sido questionado por parte da torcida, Mano pediu um pouco de calma. Inicialmente, o treinador falou da diferença de usar a camisa do clube baiano e a do Cruzeiro.
- É diferente, A responsabilidade é maior. Ao se criar a expectativa, as coisas não acontecem, há uma frustração. Ele fez dois jogos bons recentes. Não dá para colocar a culpa (pela derrota contra o Ceará) num jogador que perdeu a bola num rebote ofensivo. Não cabe. Queremos que ele tenha mais iniciativa, mais confiança, para fazer o que vem fazendo nos treinamentos. Fez uma jogada de gol (contra o Ceará), passou bem, entrou bem na área, mas fechou o olho na hora de bater. Mas talvez a ansiedade atrapalhe um pouco, na hora de mostrar que tem capacidade.
"É um jogador de força e velocidade, motivos pelos quais o trouxemos. Mas ainda não vimos isso aqui. Às vezes temos que ter um pouco de calma. Não se joga fora um jogador que tem o potencial que ele tem. E, nessa reta final, pode ter um pouco mais de sequência. Vinha entrando por 20 minutos, e isso também atrapalha. Vamos ter um pouco de calma."
Por fim, o treinador cruzeirense foi questionado se, nessa reta final de ano, terá que fazr um travalho maior de motivação com o elenco, uma vez que o título da Copa do Brasil praticamente fez o time cumprir o objetivo da temporada. Para ele, a ideia é mexer pouco, e seguir levando atletas que tenham a "visão de ter a oportunidade", que querem aproveitar a chance para mostrar serviço.
- Existem várias maneiras. Já tivemos durante a temporada situações que optei por jogadores que não estavam jogando exatamente para manter isso.
"Quem não estar jogando tem a visão de ter a oportunidade. Vamos ver, vamos pesar tudo na balança. Temos jogos importantes ainda, e temos que encontrar o ponto de equilíbrio, mexendo pouco."