VERSÃO DE IMPRESSÃO
Esportes
18/07/2017 08:16:00
Presidente da Federação Espanhola e vice da Fifa é preso sob suspeita de corrupção

Globo Esporte/LD

O presidente da Federação Espanhola de Futebol e vice da Fifa e da Uefa, Ángel Maria Villar, foi detido ao lado de seu filho Gorka Villar na manhã desta terça-feira em Madri durante uma operação anticorrupção realizada pela Guarda Civil do país ibérico. As informações são do diário "El País", revelando também que toda a cúpula diretiva estaria sob investigação, como o vice-presidente econômico de la RFEF, Juan Padrón, igualmente.

A investigação, que tem a supervisão do juiz da Audiência Nacional Santiago Pedraz, visa a desvendar supostas irregularidades financeiras cometidas por Ángel Villar à frente da Federação (inclusive com suspeita de rerebimento de comissões ilegais referentes a amistosos da seleção da Espanha), assim como também possíveis manobras para permanecer no cargo de executivo máximo do futebol do país.

Outras pessoas foram detidas na operação. Entre elas, outro dirigente da federação, assim como Gorka, filho de Villar. Envolvido em denúncias no Uruguai, ele teve a missão de conduzir a "nova Conmebol" como diretor-geral da entidade, mas acabou demitido no ano passado. A Justiça da Espanha tenta esclarecer suspeitas de partidas realizadas no exterior em benefício próprio.

Ex-jogador do Athletic de Bilbao de 1971 a 1981, Ángel Villar começou cedo na política desportiva. Ainda como atleta, foi um dos fundadores da Associação de Futebolistas Espanhóis (AFE), assumindo logo a vice-presidência. Sete anos depois de pendurar as chuteiras foi eleito presidente da Federação, exercendo atualmente seu oitavo mandato.

Além da Fifa, Villar também é vice-presidente da Uefa e concorreu à presidência do órgão no ano passado para substituir o francês Michel Platini, antes de desistir após ser chamado para se reeleger na RFEF. A Fifa e a Uefa disseram em comunicados separados estarem cientes dos relatos da mídia sobre Villar, mas afirmaram não ter comentários adicionais.