Globo Esporte/LD
Mesmo com uma derrota para o Canadá por 85 a 77 fora de casa nesta quinta, na estreia da segunda fase das Eliminatórias da Copa do Mundo da China, em 2019, a seleção brasileira masculina de basquete mantém boas chances de assegurar a vaga para o evento na Ásia. Porém, ligou um alerta para os próximos jogos. A equipe enfrentará as Ilhas Virgens no próximo domingo, às 21h (de Brasília), em Goiânia.
Para Anderson Varejão, um dos mais experientes do elenco, "faltou tranquilidade". Em diversos momentos o Brasil teve a chance de encostar e até mesmo empatar o duelo, mas desperdiçou contra-ataques e falhou na defesa em situações cruciais.
- Foi um jogo muito disputado do inicio ao fim, e infelizmente não tivemos a tranquilidade de manter o ritmo que tivemos no início do jogo. No final, eles acabaram abrindo uma maior vantagem com as bolas de três e isso nos deixou sem reação. O objetivo agora é entender o que precisamos fazer nesse momento para que não haja esses erros novamente - afirmou.
Além de Canadá, Brasil e Ilhas Virgens, também estão no Grupo F das Eliminatórias das Américas Venezuela, Chile e República Dominicana. À exceção dos canadenses, a seleção nacional tem, em tese, um grupo melhor do que os demais. Segundo o armador Yago, que teve boas aparições ao longo do jogo, é possível tirar lições do revés desta quinta para não sofrer nos demais confrontos.
- Foi tudo muito duro e a gente já sabia a dificuldade que seria enfrentar o Canadá em casa. Porém, jogamos bem e só algumas vezes ficamos com uma diferença grande no placar. O importante foi que corremos atrás para manter sempre um jogo de igual para igual. Sabemos a necessidade de melhorar e acertar os erros. O basquete é um esporte de altos e baixos, e hoje mesmo com toda nossa garra o Canadá saiu melhor - disse.
Apenas os três melhores colocados de cada grupo garante vaga na Copa do Mundo da China. Quem não obtiver classificação para o evento está fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.
- Eles converteram muitos arremessos de três. Na minha opinião, fizemos um trabalho ruim na defesa, mas podemos aprender com isso - disse o ala-armador Leandrinho.
O técnico da equipe nacional, Aleksandar Petrovic, fez coro às opiniões de um de seus mais experientes jogadores. O croata criticou os erros insistentes na defesa e atribuiu a derrota às oscilações.
- No primeiro tempo cometemos cinco erros e permitimos muitas cestas fáceis para o Canadá. Quando aceleramos os jogos, fomos bem. Atuamos contra uma equipe com cinco ou seis jogadores na NBA e ainda conseguimos fazer uma partida equilibrada. Perdemos sobretudo por nossos erros - complementou o técnico da seleção.