VERSÃO DE IMPRESSÃO
Geral
22/01/2013 09:09:03
Epidemia de dengue na Capital faz Fiems lançar programa de combate à doença
Segundo o superintendente do Sesi, Michael Gorski, diante da proporção de notificações da doença, é preciso unir forças para impedir que novos casos sejam registrados.

Da Assessoria/LD

\n \n Preocupado com a\n epidemia de dengue em Campo Grande, onde já foram notificados pela Prefeitura\n mais de 9,3 mil casos da doença até o início desta semana e duas mortes\n confirmadas apenas neste ano, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, lança, no\n próximo sábado (26/01), às 9 horas, na sede da Associação de Moradores do\n Bairro Coophavila II, o Programa Elimine a Dengue do seu Bairro. A iniciativa\n mobiliza o setor produtivo para beneficiar os bairros já atendidos no âmbito do\n Ação Fiems, que leva aos bairros da cidade os cursos de qualificação\n profissional do Senai e de inclusão digital do Sesi.
\n
\n A princípio, o Programa vai disponibilizar em 16 regiões da cidade, no período\n de 26 de janeiro a 3 de abril, uma unidade móvel médica do Sesi para orientar\n os moradores sobre a doença, aferição de pressão arterial, distribuição de\n folhetos informativos sobre como prevenir a infestação do mosquito transmissor\n Aedes aegypti e visitas às residências por parte de uma equipe de campo para\n reforçar as medidas de combate à dengue. As regiões envolvidas são a Coophavila\n II, Nova Lima, Popular, Tiradentes, Noroeste, Moreninha I, II e III, Portal\n Caiobá, São Conrado, Santo Amaro, Coophatrabalho, Coronel Antonino, São\n Francisco, Novo Estados e Piratininga.
\n
\n Segundo o superintendente do Sesi, Michael Gorski, diante da proporção de\n notificações da doença, é preciso unir forças para impedir que novos casos\n sejam registrados. "A dengue tomou grandes proporções e está atrapalhando\n o setor produtivo e a vida das pessoas. Por isso, o Sistema Fiems, por meio do\n Sesi, não poderia ficar alheio. Vamos orientar a todos para podermos impedir o\n registro de novos casos e uma maior proliferação do mosquito causador",\n disse.
\n
\n Já o coordenador do Programa Elimine a Dengue do seu Bairro, Munzer Dib, ressalta\n que a primeira região a receber a iniciativa será o Coophavila II, onde a\n estrutura ficará montada do dia 26 de janeiro ao dia 1º de fevereiro.\n "Vale a pena ressaltar que esta é uma iniciativa de responsabilidade\n social, ajudamos a indústria a chegar aqui, a se manter e também cuidamos do\n trabalhador e da família dele", declarou. Além disso, nesta quarta-feira\n (23/01), às 18 horas, no Edifício Casa da Indústria, será realizada uma reunião\n com as lideranças dos bairros atendidos pelo Ação Fiems para detalhar a\n execução do Programa.
\n
\n Temor
\n
\n "O ano mal começou e eu tive dengue hemorrágica. Uma situação\n desesperadora", declarou a dona de casa Marta de Souza, 26 anos, moradora\n do Bairro São Jorge da Lagoa, na região da Coophavila II. Mãe de três crianças,\n sendo uma de 7, outra de 5 e a terceira de apenas 2 anos de idade, ela sente\n medo ao pensar que os filhos também podem vir a ter doença. Ela conta que\n mantém limpo o quintal e evita sair com as crianças para que elas não peguem a\n doença em outros bairros e não se somem à triste estatística de 9,3 mil\n notificações de dengue em Campo Grande apenas neste ano.
\n
\n O tratorista Vitalino Rojas, 68 anos, que nunca teve dengue, mas já vivenciou o\n drama de ter toda a família doente - a nora e os dois filhos pegaram dengue em\n 2011 - dá a dica para se manter imune ao ataque do mosquito Aedes aegypit:\n "No meu caso eu mantenho limpo o meu quintal e, além disso, tem muito\n repelente em casa e como muito alho, pelo menos três vezes por semana".\n Crente na receita para manter bem longe o mosquito causador da dengue, ele\n lamenta a falta de cuidado da maior parte da população. "Cada um tem de\n fazer sua parte para que essa doença não se alastre mais e mais e não tenham\n que passar pelas preocupações que eu tive", pontuou.
\n
\n Nesse sentido toda contribuição é bem-vinda. A presidente da Associação de\n Moradores do Bairro Coophavila II, Maria Bernadete de Carvalho Gauto, contou\n que diversos moradores da região estão doentes e que tudo o que puder ser feito\n para orientar as pessoas sobre a doença será bem recebido. "Sabemos que\n essa é uma doença provocada pela falta de cuidado das pessoas com o seu\n ambiente. É preciso atenção. Por isso eu posso dizer que a iniciativa da Fiems\n contribui muito para nos ajudar nessa batalha contra o mosquito. Eu fico muito\n feliz de ver que a entidade está preocupada em contribuir para resolver os\n problemas da cidade, primeiro trouxe cursos para o nossos moradores e agora com\n mais essa iniciativa que muito vai nos ajudar", declarou.
\n
\n Serviço - O lançamento do Programa Elimine a Dengue do seu Bairro será às 9\n horas de sábado (26/01) na sede da Associação de Moradores do Bairro Coophavila\n II, localizada na Avenida Marinha, 725\n \n \n \n \n