VERSÃO DE IMPRESSÃO
Geral
22/02/2013 09:00:00
Longen destaca ações do Sesi e Senai no Ato Público pelo Trabalho Seguro
Com mais de 2 mil pessoas no "Ato Público pelo Trabalho Seguro" realizado nesta sexta-feira o presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou, as ações do Sesi e Senai voltadas para a segurança, saúde e qualificação dos industriários.

Da Assessoria/LD

\n \n Com mais de 2 mil\n pessoas, entre trabalhadores da indústria da construção civil e estudantes, no\n "Ato Público pelo Trabalho Seguro" realizado nesta sexta-feira\n (22/02) no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande\n (MS), o presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou, nesta sexta-feira, as\n ações do Sesi e Senai voltadas para a segurança, saúde e qualificação dos\n industriários. "No ano passado, mais de 142,5 mil trabalhadores foram\n atendidos nos programas do Sesi nas áreas de saúde tradicional e ocupacional,\n vacinação contra a gripe, ginástica laboral e esportes e neste ano temos como\n meta elevar esse número para 171,5 mil trabalhadores. Além disso, por meio do\n Senai, foram oferecidas 45 mil vagas em diversos cursos de qualificação\n profissional, das quais 23 mil foram gratuitas, enquanto para este ano vamos\n abrir mais 55 mil vagas, das quais 32 mil serão gratuitas", informou.
\n
\n Ele pontuou ainda que, em parceria com o TRT/MS (Tribunal Regional do Trabalho\n de Mato Grosso do Sul), foram desenvolvidas inúmeras ações de cidadania, como o\n Arte no Canteiro, que já beneficiou 12.790 trabalhadores de 8 cidades, a Ação\n Global, que no ano passado recebeu 13,7 mil pessoas e fez 38,7 mil atendimentos\n em Três Lagoas, Esporte Cidadania, que teve público de 2,7 mil pessoas e fez8\n mil atendimentos em Campo Grande, o Cine Sesi Cultural, que foi visto por 101,6\n mil pessoas em 32 cidades, e o Na Ponta da Língua, que chegou a 44 mil pessoas\n em 37 cidades. "Agora, por meio do Sesi, estamos implantando o PNSST-IC\n (Programa Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho na Construção Civil), para\n reduzir os acidentes de trabalho nas indústrias da construção civil",\n pontuou.
\n
\n Já o presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho), ministro João Oreste\n Dalazen, destacou que o Sesi é um parceiro de primeira hora no Programa\n Trabalho Seguro, criado e coordenado pela Justiça do Trabalho com a\n participação de várias entidades, para chamar a atenção e conscientizar\n trabalhadores, empregadores e a sociedade de maneira geral a respeito dos\n malefícios dos acidentes e das doenças do trabalho. "O Sesi, desde o\n primeiro momento, vem colaborando com a nossa ação, distribuindo as cartilhas\n de orientação aos trabalhadores e também desenvolvendo inúmeros programas de\n prevenção aos acidentes de trabalho. A entidade é de suma importância para a\n execução desse iniciativa de prevenção desenvolvido no âmbito do Programa\n Trabalho Seguro", disse.
\n
\n O presidente do TRT/MS, desembargador Francisco das Chagas Lima Filho, reforçou\n que a Fiems, por meio do Sesi, participa do Getrin 24 (Grupo de Trabalho),\n criado para ampliar as ações de proteção ao trabalhador. "Infelizmente, o\n Brasil ainda tem um índice bastante elevado de acidentes e de doenças laborais,\n que incapacitam trabalhadores e não raro ceifam suas vidas, muitas vezes, pela\n falta de informações ou da adoção de medidas preventivas como a ausência de\n fornecimento ou de uso de equipamentos de proteção individual ou medidas\n preventivas de natureza coletiva", expôs.
\n
\n Números
\n
\n Dados estatísticos do Ministério da Previdência Social demonstram que houve\n aumento de 5,11% na quantidade de acidentes de trabalho no Estado no\n comparativo do biênio 2010/2011. No ano passado, foram registrados 10.619\n acidentes laborais, sendo 7.999 com CAT (Comunicação de Acidentes de Trabalho)\n cadastrada no INSS e 2.620 casos sem cadastro. Dos comunicados ao INSS, 6.155\n foram por motivos típicos, decorrentes da característica da atividade profissional\n desempenhada pelo acidentado, 1.601 por acidentes de trajeto e 243 por doença\n de trabalho.
\n
\n Para o ministro João Dalazen, esses números são expressivos porque ainda não se\n tem no Brasil uma política pública séria para tratar da questão. "Esses\n alarmantes números de acidentes de trabalho exigem que façamos mais e melhor.\n Por isso a importância desse ato pelo trabalho seguro, que significa uma\n contribuição mínima de todos nós para que possamos valorizar a vida, a\n segurança e a saúde do trabalho", discursou. Já o presidente do\n Sintracom/MS (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e\n do Mobiliário do Estado), João Abelha, que há 20 anos atua na construção civil,\n disse que o ato serviu para unir o Governo e as empresas em prol de um futuro\n melhor para os trabalhadores. "A segurança e a saúde do trabalhador têm de\n andar juntas sempre", reforçou.
\n
\n Ainda durante o ato, o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal, assinou a\n carta de intenção, assumindo o compromisso de editar decreto que estimule a\n todas as empresas que possuem contrato ou vierem a contratar com a Prefeitura\n adotem medidas e programas de qualificação dos trabalhadores contra acidentes e\n doenças do trabalho com parte da implementação do Programa Trabalho Seguro. O\n Governo do Estado, representando pela secretária estadual do Trabalho e da\n Assistência Social, Tânia Mara Garib, também assinou decreto semelhante, que\n institui a obrigatoriedade de inclusão da cláusula de exigência da capacitação\n dos trabalhadores nos editais de licitação e contratos administrativos\n celebrados pela administração pública estadual.
\n
\n O presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos, assinou um acordo de\n cooperação técnica com o TRT para conceder espaço na grade de programação da TV\n Assembleia para a veiculação de vídeos informativos e de utilidade pública\n sobre direitos e deveres de trabalhadores e empregadores, além de ceder equipe\n de TV para realizar reportagens sobre temas relativos à Justiça do Trabalho. As\n empresas Tecol, Prime-MRV, Plaenge, RG Engenharia, Construtora Maksoud Rahe e a\n GoldFarb Incorporações e Construções também assinaram a adesão ao Programa\n Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, desenvolvido pelo Sesi, com o\n objetivo de elaborar um diagnóstico de prevenção de quedas de cada canteiro de\n obra, programas ocupacionais, palestras de sensibilização dos trabalhadores e\n treinamento
\n
\n Sorteio de brindes
\n
\n Durante o evento, o Sesi fez uma apresentação do projeto Arte no Canteiro, que\n busca sensibilizar os trabalhadores da indústria da construção civil por meio\n de apresentações teatrais sobre prevenção aos acidentes de trabalho, combate ao\n alcoolismo, uso racional da água e da energia elétrica e a limpeza dos\n canteiros de obras. Outra atração para os trabalhadores foi a realização de um\n show do cantor e compositor Geraldo Espíndola.
\n
\n Além disso, foram sorteados inúmeros brindes entre os trabalhadores que estarão\n presentes ao ato, incluindo motocicletas, bicicletas, aparelhos de micro-ondas\n e de TV, câmera digital, furadeira, entre outros. Os brindes foram doados pelo\n Sesi, Sinduscon/MS (Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Mato Grosso\n do Sul), Sintracom/MS (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção\n Civil e do Mobiliário do Estado), Fetracom (Federação dos Empregados no\n Comércio e Serviços do Estado) e indústrias do segmento da construção civil.
\n
\n Um dos contemplados com uma motocicleta foi Fábio Furtado Marques, 23 anos, da\n VBC Engenharia, onde trabalha como serralheiro há três anos. "O prêmio\n veio em boa hora. Quero vender a moto para poder ajudar na compra da minha casa\n própria", disse. Quanto à iniciativa, o trabalhador diz que é de extrema\n importância, visto que o número de acidentes de trabalho aumenta cada vez mais.\n \n \n \n \n