VERSÃO DE IMPRESSÃO
Geral
07/04/2013 07:19:25
Vigilância Sanitária pede para que banhistas evitem as praias do litoral norte
As praias que devem ser evitadas são: Porto Grande, Deserta, Ponta da Cruz, Arrastão, Portal da Olaria, São Francisco, Figueira, Cigarras e Enseada.

Correio do Estado/LD

\n \n Em\n razão do vazamento de produto derivado de petróleo, ocorrido na noite de\n sexta-feira, nas praias do litoral norte, a Vigilância Sanitária, por não ter\n oficialmente dados sobre a dimensão da contaminação causada pelo incidente, fez\n um alerta através da mídia e utilizando os canais da rede social a todos\n moradores e turistas, para que não frequentem as praias da região central e\n Costa Norte até uma análise mais criteriosa dos impactos.
\n
\n As praias que devem ser evitadas são: Porto Grande, Deserta, Ponta da Cruz,\n Arrastão, Portal da Olaria, São Francisco, Figueira, Cigarras e Enseada. Em\n toda a região afetada há relatos de forte cheiro de produto químico nas águas.
\n
\n Segundo o secretário de meio ambiente de São Sebastião, Eduardo Hipólito do\n Rego, a cidade ainda não recebeu qualquer notificação oficial por parte da\n empresa. Ele assegura que o vazamento foi de grandes proporções e segundo o que\n conseguiu apurar, começou por volta das 17h. “Não sabemos ainda se é óleo, mas\n dá para afirmar que é um derivado de petróleo. O vazamento foi de grandes\n proporções, tanto que atingiu várias praias. Não podemos descartar que esse\n produto se espalhe ainda para as cidades vizinhas”, alertou.
\n
\n Nos últimos dias a questão da pretendida obra de ampliação do píer da Petrobras\n no centro de São Sebastião tem ocupado espaço no noticiário. O prefeito Ernane\n Primazzi anunciou protocolo de pedido de suspensão das audiências públicas\n marcadas pela Petrobras para discutir a referida ampliação, uma vez que a\n Prefeitura não recebeu ainda cópia do Eia-Rima da obra. Pelo píer do Terminal\n Almirante Barroso (Tebar), em São Sebastião, trafegam cerca de 55% do petróleo\n consumido em todo o País.\n \n Vistoria
\n
\n O prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, fará uma vistorianbsp; neste\n domingo pela orla do município, para avaliar os impactos do vazamento de\n produto derivado de petróleo, ocorrido na noite de sexta-feira. Acompanhado do\n prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, ele percorrerá a partir das 10 horas,\n vários praias e bairros da cidade. O ponto de partida será o Paço Municipal,\n localizado no centronbsp; na Rua Sebastião Sylvestre Neves, 214.
\n
\n De acordo com Primazzi, é importante verificar a situação após os trabalhos\n iniciais de contenção, para determinar as ações seguintes que serão tomadas\n pelo município, tanto em relação ao meio ambiente, quanto na esfera das ações\n jurídicas. Desde o vazamento equipes de diversas secretarias da prefeitura e\n Defesa Civil estão empenhadas para contribuir com as equipes da Petrobras nas\n ações de contenção e retirada de óleo que atingiu todo o canal.\n \n \n \n \n