CE/LD
A previsão entre sexta-feira (24) e domingo (26) indica tempo com sol e variação de nebulosidade, porém há possibilidade para chuvas e tempestades.
O grande destaque do final de semana é que as temperaturas estarão em elevação podendo atingir valores próximos aos 40°C, principalmente nas regiões sudoeste e pantaneira.
Sexta-feira (24/01)
A previsão indica sol e variação de nebulosidade. Essa situação atmosférica ocorre devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que favorece o tempo mais quente e seco. Esperam-se altas temperaturas com valores entre 36°C e 39°C e baixos valores de umidade relativa do ar, entre 20% e 40%.
Por outro lado, devido a combinação de calor e umidade, são esperadas pancadas de chuva típicas de verão, onde chove em uma cidade ou bairro e na cidade/bairro vizinho não passa de um aumento de nebulosidade.
Os ventos estarão bem variáveis, em grande parte do estado, atuam do quadrante norte com valores entre 40 km/h e 60 km/h. Pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.
Sábado (25/01) e Domingo (26/01)
A previsão indica sol e variação de nebulosidade. Porém, há possibilidade para chuvas de intensidade fraca a moderada. Pontualmente, podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.
Essa situação meteorológica ocorre devido a aproximação e o avanço de uma frente fria, aliado a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica. Além disso, o aquecimento diurno, disponibilidade de umidade e deslocamento de cavados favorecem a formação de instabilidades no estado de Mato Grosso do Sul.
Por outro lado, no sábado, esperam-se altas temperaturas com valores entre 37°C e 40°C e baixos valores de umidade relativa do ar, entre 20% e 35%, principalmente nas regiões pantaneira e sudoeste.
Os ventos estarão bem variáveis atuando entre o quadrante norte e oeste com valores entre 40 km/h e 60 km/h. Pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.
Alerta
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de chuvas intensas para o estado de Mato Grosso do Sul, válido até às 10h de sábado (25). Este alerta abrange 55 municípios do estado, incluindo a capital Campo Grande.
São esperadas chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos com intensidade de 40 km/h a 60 km/h. Nessas condições há risco baixo de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O Inmet aconselha que os moradores das áreas afetadas:
Evitem se abrigar debaixo de árvores em caso de rajadas de vento
Não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
Se possível, desliguem aparelhos elétricos e o quadro geral de energia
Muita chuva
Para o período de 23 a 31 de janeiro de 2025, prevê-se acumulados de chuva entre 40 mm e 200 mm em todo o estado. As regiões central, leste e nordeste poderão registrar os maiores volumes, com acumulados entre 100 mm e 200 mm.