VERSÃO DE IMPRESSÃO
Geral
07/05/2021 20:00:00
Edilson autoriza implantação de piso para agentes comunitários e de endemias
Projeto de lei deve ser encaminhado à Câmara na próxima semana

Sheila Forato

Primeira reunião com agentes (Foto: Divulgação/PMC)

A semana terminou com uma boa notícia para os servidores públicos municipais de Coxim. É que o prefeito Edilson Magro (DEM) autorizou a implantação do piso nacional dos agentes comunitários de saúde e de endemias.

O piso dos professores também será atualizado, conforme nota do Sinsmc (Sindicato dos Servidores Municipais de Coxim). Já o administrativo terá reajuste inflacionário de 5,45% em duas etapas. A primeira de 2,45% será aplicada em maio e a segunda de 3,00% em novembro.

Agente comunitário de saúde há 12 anos, Naldinho Oliveira, comemorou a implantação do piso. “É sinônimo de valorização de quem faz o elo da saúde pública com o cidadão, para quem ela deve funcionar, de fato”, comentou.

Atualmente, um agente em início de carreira ganha R$ 1.370,00 de salário base, porém, com a implantação do piso esse valor sobe para R$ 1.550,00, com possibilidade de pagamento de insalubridade. O salário de um agente ainda é composto por tempo de serviço e produtividade de meio salário mínimo, repassada pelo Estado.

Silvaney Santana, agente comunitário de saúde há 13 anos, é um dos representantes da categoria que está na luta antes da lei do piso ser aprovada, em 2014. Engajado, Ney integrou caravanas de Mato Grosso do Sul com destino a Brasilia (DF) em busca de apoio dos deputados e senadores para aprovação da lei 12.994/14.

“Ver o piso se tornando realidade é motivo de orgulho para toda a categoria. Agradecemos ao prefeito, que com 30 dias de governo recebeu representantes dos agentes para debater a pauta, assim como também atendeu solicitações do Sinsmc”, ponderou Ney.

O prefeito disse que esse foi um dos seus compromissos de campanha e que logo após a primeira reunião com a categoria pediu estudo de viabilidade a sua equipe, tendo sido respaldado de forma técnica para implantação do piso dos agentes.

“Os servidores compõem o coração da máquina pública, por isso, trabalharemos pela valorização, principalmente salarial, sempre que as finanças permitirem”, adiantou Edilson Magro.