VERSÃO DE IMPRESSÃO
Geral
19/07/2013 09:00:00
Humor do chefe é a causa nº1 de estresse dos brasileiros
Tem gente que diz que chefe é como nuvem: melhor mesmo é quando não aparece! Brincadeiras a parte, ele pode ser responsável não só pela liderança do seu trabalho, mas pelo seu bem-estar também.

Bem-Estar/AB

\n \n Tem\n gente que diz que chefe é como nuvem: melhor mesmo é quando não aparece!\n Brincadeiras a parte, ele pode ser responsável não só pela liderança do seu\n trabalho, mas pelo seu bem-estar também. "Podemos dizer que em uma área\n tão delicada como a da realização profissional a opinião do chefe tende a pesar\n bastante no nosso humor e disposição do dia a dia. Mas como isso mexe conosco,\n depende da forma como fomos criados e aprendemos a nos relacionar com alguém de\n nível hierárquico superior ao nosso", define o psiquiatra Roberto\n Shinyashiki, doutor em Administração de Empresas.
\n
\n Tal tese é, inclusive, confirmada por um estudo divulgado em junho de 2013,\n feito pelo Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (Ipom) mostrou que 38%\n acreditam que o mau humor do chefe e dos colegas é o principal responsável pelo\n seu estresse no trabalho. Para chegar a esse resultado, foram entrevistadas 1,5\n mil pessoas entre maio de 2012 e maio de 2013. Não é de se admirar que muita\n gente literalmente sofre quando a relação com o superior não vai bem. O impacto\n chega a ser físico: "À longo prazo algumas pessoas podem manifestar dores\n de estômago e de cabeça, músculos tensionados, sono prejudicado e sensação de\n ansiedade e angústia", enumera a psicóloga Ana Paula Bellati, especializada\n em Gestão\n Estratégica de Recursos Humanos e diretora de projetos da\n UM%, empresa especializada em coaching profissional.
\n
\n O problema é que a figura de autoridade normalmente nos remete a outro\n personagem. "Pense na imagem que uma criança tem de seu pai. Para o\n liderado, inconscientemente, o líder acaba tendo uma representação parecida na\n maioria das vezes: a de um semideus praticamente, que diz que você é isso ou\n aquilo e também diz o que pode fazer ou não fazer. Isso influencia também no\n processo de construção de crenças de identidade do indivíduo, ao definir quem\n ele é e do que ele é capaz", compara a Ana Paula.
\n
\n Mas será que a culpa é sempre do chefe? Muitas vezes o funcionário pode também\n estar se fazendo de vítima em alguma situação. "Existem dois pontos\n importantes a observar: o primeiro é que se o chefe é um vilão ele não o é só\n com você e sim com todo mundo da equipe, e isso vai ficar fácil de identificar.\n O segundo ponto é que a postura de vítima de uma pessoa não vai se manifestar\n somente na área profissional, como em todos os setores da sua vida",\n explica Shinyashiki.\n \n \n \n \n