Terra/PCS
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste domingo (10) que os moradores de rua devem deixar Washington "imediatamente" e garantiu que o governo lhes oferecerá abrigo "longe da capital".
A declaração foi feita nas redes sociais e será detalhada em coletiva de imprensa marcada para esta segunda-feira (11), quando o presidente apresentará um plano com medidas para, segundo ele, tornar a cidade "mais segura e bonita do que nunca".
No post em sua plataforma Truth Social, Trump escreveu: "As pessoas sem-teto devem sair, IMEDIATAMENTE. Nós lhes daremos abrigo, mas LONGE da capital". Em seguida, direcionou a mensagem a outro grupo: "Vocês não precisam ir embora. Nós vamos colocá-los na prisão, onde pertencem", afirmou sobre os "criminosos".
Qual é o cenário real nas ruas de Washington?
De acordo com dados do Departamento de Habitação, em 2024 a capital tinha mais de 5.600 pessoas em situação de rua, número que a colocava na 15ª posição entre as principais cidades americanas nesse indicador. Outras estimativas, como a do grupo Community Partnership, apontam para 3.782 pessoas nessa condição, das quais cerca de 800 dormem efetivamente nas ruas.
Embora Trump afirme que a medida é necessária por razões de segurança, as estatísticas da polícia local mostram queda nos índices de criminalidade. Até este ano, o crime violento recuou 26% em comparação com 2024, e o total de ocorrências diminuiu 7%. O ano passado registrou o menor nível de crimes em três décadas.
A prefeita Muriel Bowser reagiu à declaração e disse que não houve aumento na violência. Ela destacou que a cidade já mantém cooperação com autoridades federais e que políticas locais têm priorizado o encaminhamento de pessoas para programas de habitação e assistência social.