Mundo
08/05/2016 08:10:00
Wu Mart, Sunbucks, Pizza Huh e outras marcas 'ching ling' que você precisa conhecer
Conheça dez marcas de origem chinesa com nomes claramente inspirados em empresas do Ocidente
Veja/PCS

Produtos da Xintong Tiandi, empresa chinesa de artigos de couro que utiliza a marca 'iPhone' (Foto: VEJA.com/Divulgação)
A Xintong Tiandi, empresa chinesa de artigos de couro que utiliza a marca 'iPhone', ganhou na última semana o direito de usar a nomeclatura, conhecida em todo o mundo como o celular criado pela gigante de tecnologia Apple. Os primeiros celulares da companhia americana chegaram ao mercado em 2007, mesmo ano em que a Xintong Tiand começou a vender carteiras, bolsas e capas de telefone com esse nome.
A "coincidência" entre marcas do Ocidente e da China, país com altos níveis de pirataria, provoca divergências há anos. Algumas vezes, as versões 'ching ling', como são chamadas as imitações orientais, também podem render boas risadas, como mostra a lista a seguir, organizada pelo site Business Insider. Confira alguns exemplos.

Wu Mart A rede varejista americana Walmart ganhou uma versão batiza de Wu Mart, fundada em 1994 (Foto: VEJA.com/Reprodução)

Sunbucks Outra rede americana, a de cafés Starbucks, trocou a 'estrela' pelo 'sol' para se chamar Sunbucks (Foto: VEJA.com/Reprodução)

Pizza Huh A rede americana Pizza Hut ganhou uma versão genérica chamada Pizza Huh (Foto: Facebook/Divulgação)

OFC A rede americana de fast food KFC, epecializada em frango, tem o presidente dos EUA, Barack Obama, como garoto propaganda, em sua versão 'ching ling', chamada OFC (Foto: Youtube/Divulgação)

Maikenji Já o McDonald's pode ser confundido facilmente com a fachada de um Maikenji (Foto: Facebook/Reprodução)

Cerono A cerveja Corona, do México, também ganhou uma inspiração 'made in China', com o nome Cerono (Foto: Facebook/Reprodução)