VERSÃO DE IMPRESSÃO
Polícia
04/05/2023 08:55:00
PMMS inicia capacitação do protocolo de emergência da rede de educação em Pedro Gomes e Rio Verde

Luma Danielle Centurion

Foto: Divulgação 5°BPM

Nesta quarta-feira (03), a Polícia Militar se reuniu para discutir a segurança nas escola de Pedro Gomes e Rio Verde de MT.

No município de Rio Verde a palestra foi realizada na escola-cívico militar Aurelino Ataíde de Brito. Durante a reunião, o Capitão PM Calvi, Tenente PM Pinho, Subtenente PM Amaral e o Cabo PM Vedoja apresentaram um plano de emergência que será implementado em todo o estado de Mato Grosso do Sul.

O objetivo do protocolo é capacitar educadores sobre como agir em situações de emergência, traçando rotas de fuga e estratégias para garantir a segurança dos alunos.

Durante a reunião, foram discutidos aspectos estruturais das unidades escolares, como muros e saídas de emergência, além de medidas como a intensificação das rondas de patrulhamento da Polícia Militar e sistema de videomonitoramento da rede escolar.

A diretora da escola-cívico militar, professora Katy Elen Teixeira e a coordenadora pedagógica Valkiria Cavassola Carneiro destacaram a importância da conscientização da segurança no ambiente escolar e agradeceu aos policiais militares pelo esforço conjunto para garantir a segurança nas escolas da cidade.

O comandante do pelotão de Rio Verde, Capitão PM Calvi frisou que serão realizadas as reuniões com educadores, pais e estudantes das escolas municipais, estaduais e privadas para treiná-los em como agir em situações de emergência e conscientizar sobre a importância da segurança escolar do município.

Já na cidade de Pedro Gomes o plano de segurança foi apresentado pelo Tenente PM Moreira e pelo Sargento Cordeiro nas escolas estaduais Cleuza Teodoro e Francisco Ribeiro, e no centro de educação infantil Elvira Teodoro de Jesus Faria.

O plano de emergência apresentado pela Polícia Militar nas cidades é baseado em um modelo já executado nos Estados Unidos, que será adaptado para o ambiente estadual. Com a implementação do protocolo, espera-se que a comunidade escolar esteja preparada para agir em situações de emergência e que a segurança nas unidades escolares seja ampliada.