VERSÃO DE IMPRESSÃO
Polícia
13/08/2025 06:45:00
Gatos e pássaros morrem envenenados em condomínio e moradores temem risco a crianças
Desde a semana passada, casos vêm sendo registrados; até agora, não há suspeitos identificados

TMN/PCS

Foto: Via WhatsApp

Uma série de casos de envenenamento de animais domésticos e silvestres tem preocupado moradores de um condomínio na Rua da Divisão, em Campo Grande, desde a semana passada. Gatos e pássaros foram encontrados mortos em diferentes pontos do local, alguns apresentando sinais claros de intoxicação.

Segundo um dos moradores, em um dos casos foi encontrada uma salsicha comida pela metade ao lado de um gato morto, levantando a suspeita de que o alimento estivesse envenenado. "Um morador relatou o caso no grupo de mensagens. O meu gato morreu também, com a boca espumando. Teve vários casos diferentes", disse.

Outro morador destacou que, além do sofrimento causado aos animais, há apreensão com relação à segurança das crianças que circulam pelo condomínio. "Eu acho uma pouca vergonha o que está acontecendo. Por enquanto está morrendo animal, mas na hora de começar a morrer criança, aí nós estamos enrolados, né?", alertou.

Até o momento, nenhum suspeito foi identificado, e não há confirmação se o caso foi registrado na polícia ou órgãos de defesa animal. Os moradores defendem que a situação seja investigada o quanto antes para evitar novas ocorrências.

A orientação de protetores de animais é que, em casos como este, sejam recolhidas amostras do alimento suspeito e seja realizado boletim de ocorrência.

O Artigo 32 da Lei 9.605/98, também conhecida como Lei de Crimes Ambientais, trata dos crimes contra a fauna, especificamente maus-tratos a animais. A pena prevista para quem pratica abuso, maus-tratos, fere ou mutila animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, é de detenção de três meses a um ano, e multa.