Uma equipe de Policiais Militares Ambientais de Coxim, que trabalha na operação pré-piracema e realiza uma fiscalização preventiva no rio Taquari, prendeu dois pescadores, com arma de caça e munições, que pescavam com petrechos proibidos e apreenderam 39 quilos de pescado. A apreensão foi feita na madrugada desta segunda-feira (3) na região conhecida como Cabo de Aço em Coxim.
Segundo a PMA (Polícia Militar Ambiental), um turista de 61 anos, residente em Bebedouro (SP), foi abordado em uma embarcação, onde foi encontrada uma tarrafa (petrecho proibido) que ele utilizava na pescaria.
O turista informou que estava hospedado em um rancho de um pescador às margens do rio Taquari. Os policiais foram ao local e encontraram em um freezer 24 quilos de peixes em filé (sem origem) e 15 quilos de pescado inteiro. Nas proximidades do rancho foi encontrada na mata uma espingarda calibre 22 e 50 munições do mesmo calibre, que pertenciam ao pescador proprietário do rancho, de 43 anos, residente em Coxim. Ele afirmou que a arma não possuía documentação.
Os 39 quilos de pescado capturados ilegalmente, o freezer, o barco, o motor de popa, a tarrafa, a arma e as munições foram apreendidos.
Os infratores receberam voz de prisão e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Coxim, juntamente com o material apreendido, onde foram autuados em flagrante por crime de pesca predatória.
O pescador proprietário da arma também foi autuado por posse ilegal de arma. A pena para cada crime é de um a três anos de detenção. Ambos também foram autuados administrativamente por pesca predatória. O turista foi multado em R$ 1.760,00 e o pescador de Coxim foi multado em R$ 2.760,00.