Sheila Forato
Vasos de cerâmica, tapetes de crochê, pulseiras de pedrinhas, uma infinidade de artigos para decorar, servir e até mesmo presentear. Tudo isso você encontra a partir de agora no Centro Municipal de Artesanato, inaugurado na tarde desta sexta-feira (6), às margens da BR-163, no bairro Piracema, em Coxim.
A frase estampada na fachada: “Feito por mãos cheias de carinho e personalidade. Leve uma lembrança de Coxim” mostra que o local veio para colocar fim as reclamações de que o turista não tinha onde comprar lembrancinhas de Coxim. Agora, até mesmo a fauna pantaneira está exposta, em cerâmica, para que um pedacinho do que é nosso possa ser levado para qualquer lugar.
O local acolhe aproximadamente 20 artesãs, que trabalham para complementar a renda das respectivas famílias. Como é o caso da ceramista Maria Lúcia de Oliveira Alves, de 54 anos. Ela conta que trabalha com argila há quase 10 anos, e espera que a renda melhore com a exposição das peças no Centro Municipal de Artesanato.
Segundo a ceramista, atualmente, ela não consegue fazer nem meio salário mínimo, porém, a expectativa é das melhores. “Tenho certeza que vamos viver novos tempos”, aposta. Foram as mãos Lúcia que fizeram algumas das peças mais bonitas, como essa travessa (foto) para servir, exposta no local. A da foto já está vendida, mas, em breve será reposta no local.
A melhoria na renda dos artesãos também é uma expectativa do prefeito de Coxim, Edilson Magro (PP). Ele acredita que o Centro de Artesanato vai contribuir para o aumento das vendas devido à exposição das peças. Além da população local e os turistas que visitam a cidade, o prefeito aposta em outro público, aqueles que passam por Coxim devido a localização.
“Eu estava sonhando com essa fachada, com a placa enaltecendo o nome da nossa cidade”, comentou Edilson. Segundo ele, o local foi reformado com recursos próprios para atender os artesãos que há muitos anos reivindicavam um local adequado para vender seus produtos e, consequentemente, ampliar suas rendas.
Outras melhorias estão previstas para o local. De acordo com a vereadora Marly Nogueira (PT), uma das idealizadoras do Centro Municipal de Artesanato, o dinheiro para o forno já está garantido e será construído em breve para que as ceramistas consigam queimar as peças ali. A parlamentar aproveitou a oportunidade e agradeceu a sensibilidade do prefeito em abraçar essa causa.
O Centro Municipal de Artesanato vai ficar aberto, inicialmente, em horário comercial. O diretor de Cultura da Funrondon (Fundação de Cultura, Desporto e Lazer Professora Clarice Rondon), Marcelo Mariano, explica que, além das peças expostas, os artesãos também aceitam encomendas. Ele adiantou, inclusive, que tem restaurante interessado em produzir uma linha de servir através das mãos das ceramistas coxinenses.
Além dos citados, participaram da inauguração: o vice-prefeito Flávio Dias (PSDB), o presidente da Câmara, Ademir Peteca (Sol), vereadores, secretários municipais e representantes de instituições.