Sheila Forato
Nesta terça-feira (29), o prefeito de Sonora, Enelto Ramos da Silva (DEM), apresentou o trabalho desenvolvido no Cointa (Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari) para todo o Estado, durante reunião na Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).
O prefeito, que preside o consórcio desde janeiro de 2021, explanou na reunião inaugural da Frente Parlamentar criada em apoio aos consórcios públicos. Enelto fez questão de frisar que o Cointa tem trabalhado pelos 14 municípios consorciados, em várias frentes, na busca do desenvolvimento regional.
Segundo o prefeito, o consórcio tem identificado as maiores dificuldades dos municípios filiados e buscado soluções conjuntas. Um dos exemplos recentes vem do auxílio que o Cointa tem prestado às Prefeituras para aquisição de medicamentos. É um projeto para compras de forma consorciada.
Esse novo modelo de aquisição tem como meta a redução dos custos operacionais dos municípios, bem como a busca por preços mais vantajosos do que os obtidos em compras individuais. Enelto explica que o novo modelo, que em breve será realidade nos municípios consorciados ao Cointa, vai garantir ainda maior oferta de medicamentos e diminuição do desabastecimento das farmácias municipais.
De acordo com o prefeito, atualmente, uma cidade pequena e até de médio porte encontra muitas dificuldades para licitar medicamentos pela falta de interesse das empresas. Ele relatou que em alguns casos o município só consegue comprar metade dos itens licitados, mesmo tendo dinheiro em caixa para aquisições.
Ainda durante a reunião, que contou com representantes das bancadas federal e estadual, além do governo do Estado, Enelto solicitou recursos aos 14 municípios que integram o Cointa, principalmente para obras de infraestrutura, que melhorem a vida da população.
O prefeito deixou o evento animado com o compromisso da bancada federal de viabilizar recursos através dos consórcios, atendendo as demandas de cada região de Mato Grosso do Sul. “É um avanço muito grande para fortalecimento dos consórcios, possibilitando o compartilhamento de serviços, com preços mais acessíveis”, ponderou Enelto.