Quinta-Feira, 1 de Maio de 2025
Meio Ambiente
14/11/2023 13:46:00
Coxim foi a cidade mais quente do Brasil, temperatura bateu a casa dos 42,6°C
A nebulosidade em elevação contribuiu para transformar a cidade num 'forno', pancada isolada não amenisou o calor

O Globo/PCS

Imprimir
Ao fundo Rio Taquari em direção ao Pantanal (Foto: PC de Souza)

A onda de calor que afeta o país vem resultando em altíssimas temperaturas desde o final de semana. Nesta segunda, 43 cidades, em 10 estados, superaram a marca dos 40ºC, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O valor mais alto - 43,2ºC - foi registrado em Coxim (MS).

Quais estados foram mais afetados pela onda de calor?

Mato Grosso do Sul e Minas Gerais concentraram quase metade dos municípios que passaram dos 40ºC na segunda-feira. Dos 43 municípios, 18 ficam nos dois estados: nove em cada. Em seguida, os estados com as cidades mais quentes foram Piauí (seis), São Paulo (seis) e Bahia (quatro). Ainda houve registros no Mato Grosso, Rio, Ceará, Espírito Santo e Goiás.

De acordo com o Inmet, 1.413 municípios deverão ser afetados pela onda de calor. Dessas cidades, 1.138 estão com alerta vermelho de "grande perigo", quando os moradores devem sentir os efeitos do calorão, em temperaturas 5 graus acima do habitual, por mais de cinco dias seguidos.

Já o alerta laranja, de "perigo, foi dado para todo o Sudeste e regiões do Sul, Norte e Nordeste.

Após praias lotadas neste sábado, o domingo no Rio de Janeiro também promete tempo ensolarado e temperatura altas. Segundo o Alerta Rio, a previsão é que os termômetros cheguem a marcar 41 graus.

Oitava onda de calor do ano

O país vivencia a oitava onda de calor do ano. O calor extremo no Centro-Oeste e no Sudeste deve favorecer tempestades muito isoladas da tarde para a noite nas duas regiões com risco de chuva intensa e vendavais, alguns com potencial destrutivo localizado, ao longo da semana.

Confira as cidades que superaram os 40ºC na segunda-feira (13):

Foto: Silas Ismael

Coxim (MS): 42,6ºC

Porto Murtinho (MS): 42,2ºC

Água Clara (MS): 41,9ºC

São Romão (MG): 41,9ºC

Alegre (ES): 41,6ºC

Corumbá (MS): 41,6ºC

Bom Jesus do Piauí (PI): 41,5ºC

Itaobim (MG):41,5ºC

Coronel Pacheco (MG):41,3ºC

Nova Porteirinha (Janauba) (MG): 41,3ºC

Marilândia (ES): 41,2ºC

Oeiras (PI): 41,2ºC

São Raimundo Nonato (PI): 41,2ºC

Araçuai (MG):41,1ºC

Cuiabá (MT): 41,1ºC

Nhumirim (MS): 41ºC

Aquidauana (MS): 40,9ºC

Cambuci (RJ): 40,9ºC

Governador Valadares (MG): 40,9ºC

Lins (SP): 40,9ºC

Bataguassu (MS): 40,8ºC

Espinosa (MG): 40,8ºC

Ibotirama (BA): 40,8ºC

Santa Rita de Cássia (BA): 40,7ºC

São João do Piauí (PI): 40,7ºC

Barra Bonita (SP): 40,6ºC

Porto Estrela (MT): 40,6ºC

Rondonópolis (MT): 40,6ºC

Paranaíba (MS): 40,5ºC

Piripiri (PI): 40,5ºC

Três Lagoas (MS):40,5ºC

Aimores (MG): 40,4ºC

Corrente (PI): 40,4ºC

Valparaiso (SP): 40,4ºC

Bom Jesus da Lapa (BA): 40,3ºC

Correntina (BA): 40,3ºC

Ituverava (SP): 40,2ºC

Aragarças (GO): 40ºC

Bebedouro (SP): 40ºC

Crateus (CE): 40ºC

Ituiutaba (MG): 40ºC

Itumbiara (GO): 40ºC

José Bonifácio (SP): 40ºC

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias