Quarta-Feira, 30 de Abril de 2025
Meio Ambiente
29/01/2025 13:09:00
Fevereiro pode ter chuvas abaixo da média na maior parte de MS, diz previsão
Cidades da região norte do Estado devem ser exceção, com índices perto ou além do esperado

CGN/LD

Imprimir

O mês de fevereiro deve ter chuvas mais concentradas nos estados das regiões Norte e Nordeste do Brasil, ficando mais escassas nas demais partes do mapa. Mato Grosso do Sul é uma delas, segundo previsão para o mês divulgada hoje (29) pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

A maioria das cidades sul-mato-grossenses pode registrar precipitação abaixo do que é normal para o mês. As exceções devem ser municípios do lado norte, como Coxim e São Gabriel do Oeste, por exemplo, onde o acumulado de chuva deve ficar próximo ou superar a média histórica de cada local.

O volume mensal pode ultrapassar os 160 milímetros nas cidades onde a chuva não ficar longe do esperado. O Inmet destaca que, assim, as regiões terão elevação dos níveis de umidade no solo, "que irão favorecer o desenvolvimento das lavouras, que estão na fase de enchimento de grãos", por outro lado, prejudicando lavouras em estágio de maturação e colheita.

Temperaturas -A meteorologia prevê dias de calor acima da média em quase todo o país.

Embora liderando rankings de temperaturas mais altas de janeiro, Mato Grosso do Sul não tem regiões mapeadas com possibilidade de calor extremo (com 5ºC acima da média) em fevereiro. O fervor deve ser maior em Mato Grosso e Pará, segundo o instituto.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias