G1MS/LD
ImprimirO Pantanal é uma das maiores áreas úmidas contínuas do planeta. Dos seus 138 mil quilômetros quadrados de área, 65% estão em território sul-mato-grossense. É considerado Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco. Já foram identificadas na área, 3,5 mil espécies de plantas, 325 peixes, 53 anfíbios, 98 répteis, 656 aves e 159 mamíferos.
Em razão das características hidrogeomorfológicas, das vegetações e dos períodos de alagamento, o Pantanal apresenta 11 subdivisões, sendo oito em Mato Grosso do Sul: Paiaguás, Nhecolândia, Paraguai, Nabileque, Porto Murtinho, Abobral, Miranda e Aquidauana. Em algumas delas, o acesso ocorre somente pelos rios da região – principalmente o Paraguai, ou por via área – avião ou helicóptero.
Entre os dias 16 e 18 de agosto será promovido no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande o Fórum Pontes Pantaneiras. O objetivo é discutir a conservação e o uso sustentável do bioma.
Quem vai participar: Serão envolvidos pecuaristas, líderes comunitários, comunidades tradicionais, povos indígenas, além de pesquisadores, acadêmicos, investidores, produtores culturais, agentes de turismo; de organizações não-governamentais aos setores público e privado, e também a imprensa, para discutir e celebrar possibilidades para um futuro sustentável do Pantanal.
Como serão as discussões: Durante os três dias de fórum, cerca de 15 mesas redondas e painéis vão reunir mais de 100 painelistas para debater casos de sucesso de conservação e refletir sobre mudanças positivas que valorizam o povo, a cultura e o capital natural. O público terá a oportunidade de aprender sobre os desafios para o desenvolvimento de estratégias voltadas para oferecer alternativas de renda, conservar a biodiversidade e promover a pecuária sustentável, entre outras temáticas.
Como posso participar: O evento é gratuito.
Como nasceu a iniciativa: O programa Pontes Pantaneiras é fruto de articulações iniciadas em 2018 durante o workshop “Desenvolvimento de uma Rede de Conservação do Pantanal”, realizado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, e organizado pela instituição em parceria com a Embrapa Pantanal, o Smithsonian Institution, o ICMBio/CENAP e a SOS Pantanal.
Quais as entidades envolvidas com o evento: Realização - IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas; Embrapa Pantanal; University College of London (UCL); Smithsonian Institution; ICMBio/CENAP. Patrocínio - Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil; Fazenda Barranco Alto-Pantanal; Acaia Pantanal; Documenta Pantanal; Caiman; Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul; Biofílica/Ambipar e Sebrae/MS. Apoio - Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, Smithsonian Institution, The Pew Charitable Trusts; Instituto Moinho Cultural Sul-Americano e Rede Accor.