CGN/PCS
ImprimirEntre hoje e segunda-feira (18), um sistema de alta pressão atmosférica vai manter o tempo firme em todo Mato Grosso do Sul, sem previsão de chuva. O céu deve variar de claro a parcialmente nublado, de acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).
As temperaturas vão subir rapidamente ao longo do dia, principalmente nas tardes, quando podem passar dos 35°C em algumas cidades. As manhãs serão mais frescas, com mínimas entre nove e 11°C na parte sul do estado, podendo ficar ainda mais baixas em alguns pontos. Em Campo Grande, as mínimas ficam entre 14°C e 22°C e as máximas variam de 29°C a 33°C.
Na região Sul, que inclui municípios como Dourados e Fátima do Sul, no Cone-Sul, que abrange Ponta Porã e Iguatemi, e na Grande Dourados, as mínimas variam de nove a 11°C e as máximas de 32°C a 34°C.
No Sudoeste e Pantanal, que compreendem cidades como Porto Murtinho, Corumbá e Aquidauana, as mínimas ficam entre 12°C e 13°C e as máximas chegam a 36°C. Já nas regiões do Bolsão, Leste e Norte, onde estão municípios como Três Lagoas, Paranaíba, Coxim e Camapuã, as mínimas oscilam entre 11°C e 15°C e as máximas também podem alcançar 36°C.
A umidade relativa do ar vai continuar baixa, ficando entre 8% e 20% em grande parte do estado, níveis que, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), exigem atenção e aumentam o risco de incêndios florestais.
O ar seco também provoca grande variação entre as temperaturas mínimas e máximas no mesmo dia, com diferenças que podem ultrapassar os 20°C. Os ventos sopram entre os quadrantes sul e leste, com velocidades de 30 km/h a 50 km/h, e rajadas que podem passar desse valor.
O Cemtec orienta a população a evitar atividades físicas nos horários mais quentes e secos, beber bastante água, umidificar os ambientes e ter cuidado redobrado com o uso de fogo ou descarte de objetos que possam provocar incêndios.