G1/PCS
Imprimir
Um forte deslizamento de terra soterrou casas na Guatemala. Segundo a Reuters, o desastre deixou 9 mortos e mais de 600 desaparecidos, de acordo com os serviços de emergência que trabalham no local. Primeiramente foram informados 7 mortos, 25 feridos e 200 desaparecidos.
Chuvas fortes causaram o deslizamento de barro e pedras sobre cerca de 70 casas na quinta-feira (1) à noite em Santa Catarina Pinula, a poucos quilômetros da Cidade da Guatemala.

Equipes de resgate estão buscando sobreviventes em meio aos escombros. Cerca de 50 pessoas que perderam suas casas foram levadas para abrigos. O desastre é um dos piores na história recente do país centro-americano.
As autoridades do país advertiram que a região enfrenta um desastre de “grandes proporções”, segundo a EFE.
"A situação é complexa porque, segundo os mapas do município, havia 68 residências na área, mas a informação que temos é que havia outra quantidade de casas informais nos morros afetadas pelo deslizamento", explicou o secretário executivo da Coordenadora Nacional para a Redução de Desastres (Conred), Alejandro Maldonado, a uma emissora local.
Segundo Maldonado, mais de 100 casas podem ter sido atingidas. Ele acrescenta que a prioridade é buscar pessoas debaixo dos escombros e evacuar as áreas de risco.