G1/LD
ImprimirOs grandes dinossauros, antigos "donos do planeta", foram dizimados pelo impacto de um meteoro com a Terra. Milhões de anos depois, os seres humanos podem seguir o mesmo destino, alertou Joseph Nuth, pesquisador do Centro Espacial Goddard. Em apresentação nesta segunda-feira, durante o encontro anual da União Geofísica Americana, o cientista deixou claro que a Humanidade não está preparada para lidar com um cometa ou grande asteroide em rota de colisão com Terra.
Os grandes dinossauros, antigos "donos do planeta", foram dizimados pelo impacto de um meteoro com a Terra. Milhões de anos depois, os seres humanos podem seguir o mesmo destino, alertou Joseph Nuth, pesquisador do Centro Espacial Goddard. Em apresentação nesta segunda-feira, durante o encontro anual da União Geofísica Americana, o cientista deixou claro que a Humanidade não está preparada para lidar com um cometa ou grande asteroide em rota de colisão com Terra.
Cathy Plesko, pesquisadora do Laboratório Nacional Los Alamos, explicou que existem duas formas de desviar um asteroide: uma ogiva nuclear ou um “impacto cinético, que é basicamente uma bala de canhão gigante”.
— A tecnologia de bala de canhão é muito boa para interceptar objetos em alta velocidade. Acaba sendo mais efetiva que grandes explosivos — disse Cathy.
Contudo, os cálculos para um defletor desse tipo precisa de longo refinamento. Por outro lado, a ogiva nuclear, considerada o último recurso, explodiria o asteroide, com efeitos colaterais perigosos, incluindo os destroços da explosão.