G1/LD
ImprimirCerca de 129 migrantes que viajam em direção ao litoral europeu a bordo de um barco inflável foram assaltados e abandonados no mar por um grupo armado pertoda costa da Líbia, informou neste sábado (6) a Marinha líbia.
Homens armados a bordo de uma lancha perseguiram na sexta-feira (5) os migrantes e levaram seus bens, bem como o motor da embarcação em que estavam. Isso aconteceu cerca de 5 milhas náuticas da cidade de Zuara (oeste), indicou à AFP o porta-voz da Marinha da Líbia, o general Ayoub Kacem.
Abandonados no mar sem um motor, os 129 migrantes, dos quais 27 eram mulheres e duas crianças, tiveram que esperar várias horas antes de serem resgatados por um pescador líbio, que alertou a guarda costeira, acrescentou o general Kacem.
Os imigrantes vinham da África subsaariana, especialmente Gâmbia e Nigéria, de acordo com a mesma fonte.
Situação na Líbia
Os contrabandistas clandestinos de imigrantes tiram proveito do caos na Líbia desde a queda de Muammar Khaddafi em 2011.
Mais de 24 mil migrantes chegaram na Itália a partir da Líbia nos primeiros três meses deste ano, segundo o Alto Comissariado para os Refugiados das Nações Unidas, em comparação com 18.000 no mesmo período de 2016.
No ano passado, 181 mil migrantes, um recorde, chegaram à Europa através da costa italiana, 90% vindos da Líbia.