Agência Brasil/LD
ImprimirUm forte terremoto de magnitude 6,4 foi registrado nesta sexta-feira perto de Talca, na região central do Chile, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O tremor foi sentido na capital, Santiago.
O terremoto ocorreu a 66 quilômetros de Talca, a uma profundidade de 116 quilômetros, segundo o USGS. O escritório de emergências (Onemi) classificou o sismo de "grande intensidade".
Ainda não há relatos de possíveis danos ou feridos, mas testemunhas e autoridades disseram que prédios sacudiram em Santiago. O terremoto não cumpriu os requisitos para gerar um tsunami no litoral, informou a Marinha chilena.
Situado no "Círculo de Fogo" do Oceano Pacífico, o Chile se assenta sobre uma zona sísmica onde as placas tectônicas roçam umas nas outras. O país é um dos mais sujeitos a terremotos do planeta, e em 1960 foi assolado por um tremor de magnitude 9,5, o mais forte já registrado.
O maior a atingir o Chile nos últimos anos foi um tremor de magnitude 8,8 que vitimou a região centro-sul em 2010, desencadeando um tsunami e matando mais de 500 pessoas.
As simulações são frequentes e as empreiteiras seguem códigos de construção rígidos, o que ajuda a limitar o número de mortes e a destruição quando os terremotos acontecem.