G1/LD
ImprimirVários grupos de transexuais turcos anunciaram nas redes sociais que manterão a convocação para se reunir neste domingo (2) na praça de Taksim, em Istambul, apesar da proibição da marcha anunciada na noite de sábado (1) pelas autoridades.
"Não reconhecemos a proibição. Estaremos em Taksim", divulgou uma das contas do Twitter utilizados para coordenar os ativistas.
Em um comunicado emitido no sábado à noite, o escritório do governador de Istambul proibiu a marcha dos grupos transexuais, convocada por diversas organizações de defesa de seus direitos, alegando a falta de segurança dos participantes perante as "severas críticas" de outros setores.
"Considerando a ordem pública e a segurança dos turistas que estão na região para passear, bem como dos nossos cidadãos, especialmente os participantes, não se autoriza esta marcha", diz o comunicado.
No dia 25 de junho, a polícia turca utilizou balas de borracha para impedir a realização da Parada do Orgulho Gay, que havia sido proibida pelas autoridades com a alegação de motivos de segurança.
Até 2014, a manifestação do orgulho gay atraiu milhares de pessoas todos os anos em Istambul. Mas desde então está proibida e a polícia reprime as manifestações.
A "Trans Pride" aspira a ser a oitava manifestação deste tipo, mas nos últimos anos também foi reprimida.