Correio do Estado/LD
ImprimirPresos do Estabelecimento Penal Máximo Romero, em Jardim (MS), começaram uma rebelião por volta das 15h deste sábado (11), fazendo alguns presos reféns. De acordo com a Polícia Militar da cidade, eles chegaram a atear fogo em colchões, mas o incêndio foi rapidamente controlado pela equipe do Corpo de Bombeiros.
Até às 19h30min, não havia registro de feridos no local e os rebelados já tinham liberado os reféns. De acordo com o site Jardim Notícias, agentes penitenciários contaram que apenas dois presos precisaram ser encaminhados ao Hospital Marechal Rondon, já que inalaram fumaça dos produtos queimados, mas já retornaram ao presídio e estão em celas separadas.
Ainda segundo o site, os detentos aguardaram que os visitantes fossem embora para dar início à rebelião. Eles alegam que o motivo de se rebelarem é a superlotação, além do fato de um preso, que estava no isolamento, ter retornado.
O Batalhão de Choque da Policia Militar de Mato Grosso do Sul, sediado em Campo Grande, foi acionado. Até a publicação desta matéria, os presos estavam negociando com a PM e exigindo a presença de um juiz, Defensoria Pública, Promotoria de Justiça, representantes dos Direitos Humanos e a imprensa.