CE/LD
ImprimirGabriel Silva Rodrigues, de 24 anos, morreu em confronto com policiais militares, na noite desta quarta-feira (8), nas proximidades do Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, mais conhecido como Presídio de Segurança Máxima, localizado no bairro Noroeste, em Campo Grande.
Conforme apurado pela reportagem, militares receberam uma denúncia de que uma pessoa estaria pilotando um drone que levava celulares e drogas para dentro da Máxima. A testemunha havia dito que o drone sobrevoava a região e indicou a casa em que o equipamento estava partindo.
Policias se deslocaram até a residência e flagram a situação. No momento em que a guarnição chegou, Gabriel resistiu a abordagem e sacou uma arma da cintura, mas os militares revidaram e balearam-o. Ele foi desarmado, socorrido e encaminhado para uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.
Polícia Civil (PCMS), Batalhão de Choque (PMMS), Corpo de Bombeiros (CBMMS), Perícia Criminal e apoio de outras viaturas da Polícia Militar estiveram no local para os procedimentos de praxe.
Gabriel Silva Rodrigues é o 35º morto em confronto com policiais militares no ano de 2024.
Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apontam que 35 pessoas morreram em confronto com agentes de Estado, de 1º de janeiro a 9 de maio de 2024, em Mato Grosso do Sul.
Das 35 mortes,
16 ocorreram em Campo Grande
19 ocorreram no interior do Estado
9 ocorreram em janeiro
6 ocorreram em fevereiro
13 ocorreram em março
4 ocorreram em abril
3 ocorreram em maio (até o momento)
29 são homens
6 não tiveram o sexo divulgado
19 são jovens
6 são adultos
2 são idosos
3 são adolescentes
5 não tiveram a faixa etária divulgada
Mortes registradas em confronto policial são classificadas como homicídio decorrente de oposição à intervenção policial.
O confronto entre forças de segurança governamentais e grupos armados ocorrem em situações de abordagem policial, roubos, flagrantes de tráfico de drogas, policiamento ostensivo em bairros, entre outras ocorrências.