Quarta-Feira, 16 de Julho de 2025
Polícia
15/07/2025 06:52:00
Pecuarista é preso por homicídio de fazendeiro após contradições em depoimentos
Paulo Afonso de Lima Lange, de 66 anos, havia confessado o crime, alegando legítima defesa; Polícia Civil identificou incoerências na versão apresentada

TMN/PCS

Imprimir

O pecuarista e empresário Paulo Afonso de Lima Lange, de 66 anos, foi preso na manhã desta segunda-feira (14) por suspeita de ter matado o fazendeiro Volnei Kommers Beutinger, de 52 anos, em Itahum, distrito rural de Dourados, a 476 quilômetros de Coxim.

O crime ocorreu na última quinta-feira (10). De acordo com o próprio autor, Volnei teria se envolvido em uma luta corporal com seu filho, de 37 anos, o que teria motivado Paulo a intervir com um disparo de revólver calibre.38, atingindo o peito da vítima. Volnei morreu no local.

No dia seguinte ao crime, Paulo se apresentou espontaneamente à polícia e confessou ter efetuado o disparo, alegando legítima defesa do filho. Após prestar depoimento, ele foi liberado.

No entanto, de acordo com o delegado Lucas Albe Veppo, responsável pela investigação, houve contradições entre os relatos de Paulo e das testemunhas, o que colocou em xeque a versão de legítima defesa. Diante disso, a Polícia Civil solicitou a prisão preventiva do pecuarista, que foi cumprida nesta segunda.

Paulo Afonso foi preso em sua própria fazenda, localizada no distrito de Itahum, e encaminhado à Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) de Dourados. Ele deve passar por audiência de custódia nas próximas horas e, se a prisão for mantida, será transferido para a PED (Penitenciária Estadual de Dourados).

As investigações seguem em andamento para esclarecer as circunstâncias do crime.

Crime

A morte do produtor rural, Volnei Kommers Beutinger, de 52 anos, teria acontecido após discussão por conta da entrada de gado na fazenda do suspeito. O crime ocorreu na manhã desta quinta-feira (10), em uma fazenda localizada às margens da MS-468, no distrito de Itahum, zona rural de Dourados, cidade localizada a 476 km de Coxim.

Volnei teria sido atingido no peito por um disparo de arma de fogo. Após cometer o crime, o suspeito fugiu.

Segundo informações do Dourados News, o atirador e Volnei eram vizinhos de fazenda e há tempos discutiam por questões envolvendo as duas propriedades.

Nesta manhã, o gado da vítima escapou e adentrou o espaço vizinho, causando novo desentendimento.

Em determinado momento, ele e o filho do autor chegaram a entrar em luta corporal, quando o homem atirou, acertando o vizinho no peito e o matando de forma instantânea.

“Testemunhas disseram que o disparo ocorreu após discussão entre pai e filho contra a vítima. Havia entre eles disputas em limites territoriais e alguns conflitos que resultaram neste fato”, disse o delegado da Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Matheus Rocha Rodrigues Alves.

Após o óbito, o autor pediu para que um funcionário de Volnei pegasse o corpo para levar à propriedade, fato negado pelo trabalhador.

Ainda conforme o site, o homem então teria colocado o rival na caminhonete e dirigido até a sede vizinha, deixando-o no local. Essas informações ainda são apuradas pela polícia.

Ainda conforme o delegado da Depac, o caso foi registrado como homicídio e as investigações agora ficam a cargo do SIG (Setor de Investigações Gerais).

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias