Sheila Forato
ImprimirFrancisco Batista do Nascimento, de 34 anos, mais conhecido como Chico, morreu no fim da tarde desta sexta-feira (15), por policiais do BPMChoque (Batalhão de Choque da Polícia Militar) em Coxim. O confronto aconteceu na rua das Paineiras, no bairro Vila Bela, em Coxim.
O homem é apontado como líder de uma facção criminosa, com forte atuação no tráfico de drogas. Ele teria reagido ao avistar as viaturas, disparando contra os militares, que revidaram com tiros de pistola nove milímetros.
Francisco foi alvejado e chegou a ser socorrido, mas, morreu no Hospital Regional Álvaro Fontoura Silva. O corpo foi levado para o IML (Instituto Médico Legal) e liberado para velório e enterro. Ambos acontecem em Coxim.
A Polícia Militar informou em nota que Francisco exercia papel de liderança na facção. Ele era o responsável por coordenar os “disciplinas de rua” e recrutar novos integrantes. A ação desta sexta foi um desdobramento de operação iniciada em Sonora contra o crime organizado. As equipes do BPMChoque dão continuidade às diligências.
Francisco colecionava passagens pela polícia, sendo preso diversas vezes. Em 2018 ele foi alvo de um atentado no Jardim dos Pequis. Ele tomava tereré em frente a uma casa quando foi alvejado por dois tiros. A companheira de tereré, Marynaira Ruiz Nogueira da Cruz, de 18 anos, recebeu nove tiros e morreu na hora. Ela também seria integrante de facção criminosa.