Midiamax/AB
ImprimirA senadora Gleisi Hoffmann (PT/PR) foi eleita hoje, por unanimidade, para substituir Delcídio do Amaral (MS) na presidência da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), uma das mais importantes da Casa. O senador petista renunciou ao cargo depois de ser solto, após quase três meses preso, por envolvimento na Operação Lava Jato.
Gleise já tinha sido indicada para a função pela liderança do PT no Senado, em fevereiro. O senador está de licença para fazer exames médicos. Na semana passada, ele pediu mais 15 dias para isso.
Delcídio voltou a ser manchete na semana passada, quando a revista IstoÉ divulgou os supostos termos de uma delação premiada dele, na qual comprometeria tanto a presidente Dilma Roussef quanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no escândalo da Petrobras.
Quem é a substituta
A senadora Gleisi já trabalhou em Mato Grosso do Sul, no governo Zeca do PT, quando foi secretária de Reestruturação Administrativa. O marido dela, Paulo Bernando, ex-ministro das Comunicações e do Planejamento, também foi secretário em MS, de Fazenda.