Sheila Forato
ImprimirNa noite desta quarta-feira (15), a câmara de Sonora abriu as portas para receber autoridades e cidadãos para a abertura dos trabalhos legislativos. Dezenas de pessoas participaram da solenidade realizada no auditório Maisa de Castro Amaral.
Entre as autoridades recebeidas pelos vereadores estão o prefeito Enelto Ramos da Silva (PMDB), o vice José Vicente Schaefer (PR), a defensora pública Sara Martins, gerentes municipais, entre outros.
Todos os vereadores discursaram com espírito de harmonia, até mesmo os que são da chamada oposição. Primeiro a fazer uso da palavra, Arnaldo Pereira de Souza (PTB), o Barriga, citou que ele e o prefeito foram eleitos em palanques opostos, mas que está disposto em colaborar pelo desenvolvimento de Sonora, pois as eleições terminaram em outubro do ano passado.
Foi nesse sentido, de unir forças para atravessar esse período de crise, que os demais parlamentares discursaram, arrancando agradecimento do presidente da Casa de Leis, Ezequiel Reginaldo dos Santos (PSB), que tem a missão de conduzir o poder legislativo dando sustentabilidade e governabilidade para o executivo.
O vice-prefeito deixou claro que, quando eles se dispuseram a trabalhar por Sonora já sabiam das dificuldades que encontrariam, principalmente em função da crise que tomou conta dos municípios brasileiros. “Nesses primeiros dias estamos trabalhando para atender as prioridades, engrenado a máquina com a ajuda de muitas pessoas e planejando o futuro”, frisou Schaefer.
Por falar em futuro, o prefeito elencou uma série de ações que devem acontecer, a curto, médio e longo prazo, em todas as áreas. Algumas melhorias já estão acontecendo, outras aguardam os trâmites burocráticos e a viabilização de recursos. Entre essas ações está o compromisso do município custear 80% do transporte de universitários, que já foi firmado por Enelto.
Ainda na Educação, prédios estão recebendo reparos, o novo Centro de Educação Infantil será equipado, assim como o novo Posto de Saúde da Família. Na área de Saúde, o prefeito e equipe trabalham para abrir um dos postos de saúde das 7 as 22 horas, desafogando o Hospital Municipal Rachid Saldanha Derzi, além de construir uma sala de fisioterapia no assentamento Carlos Roberto Soares de Melo.
Ele também anunciou, entre as medidas imediatas, a fixação do pagamento dos servidores no 5º dia útil e priorizou o foco na geração de emprego e renda. “É a nossa missão, digo nossa, pois temos de unir forças, prefeito, vice, vereadores, toda a classe política, para buscarmos alternativas para geração de emprego e renda em nosso município”, finalizou Enelto, agradecendo a parceria da câmara de Sonora.