Domingo, 4 de Maio de 2025
Política
23/05/2017 11:28:00
Franciel busca agenda para resolver atrasos de repasses para o HR de Coxim

Sheila Forato

Imprimir
Foto: PC de Souza

Preocupado com a situação do Hospital Regional Álvaro Fontoura, em Coxim, o vereador Franciel Oliveira (PSB) está buscando a construção de uma agenda com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) para tentar resolver os atrasos de repasses, que já está comprometendo a prestação de serviços ofertada à população da região norte de Mato Grosso do Sul.

Segundo o vereador, ele tem conversado com o prefeito Aluizio São José (PSB), assim como com o presidente da Assembleia Junior Mochi (PMDB), para viabilizar essa reunião, que deve ganhar o apoio de todos os vereadores preocupados com essa situação. “O mínimo que temos de fazer é mostrar as consequências desses atrasos”, ponderou Franciel. ] O vereador explica que a dívida do governo do Estado, entra mês e saí mês, gira em torno de R$ 1,5 milhão, valor referente a dois meses de custeio, de pouco mais de R$ 400 mil cada, além de outros recursos, como repasses para hemodiálises, entre outros. “Essa situação é preocupante, quando paga um mês de custeio, já tem praticamente dois vencidos. Está virando uma bola de neve”, alertou.

Para o vereador, outra questão que deve ser revista, com os prefeitos da região, é o valor dos repasses pactuados, que é o mesmo desde que o Hospital Regional foi inaugurado, há quase uma década. O custeio aumentou, mas os repasses estão estagnados. Vale lembrar que o HR atende a demanda de outros municípios do norte.

A maior preocupação de Franciel é que com essa situação o Hospital Regional está perdendo o poder de compra. Já não tem mais como adquirir bons produtos a preços mais baixos, pois está sem condições de pagar a vista. “Sem contar que alguns equipamentos estão ficando obsoletos e estamos correndo risco de perder bons profissionais”, alertou o vereador.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias