Política
04/05/2012 09:00:00
Ponte de 240 metros dinamiza turismo e transforma paisagem na Estrada Parque Pantanal
A Estrada Parque Pantanal ganhou uma gigantesca ponte de concreto armado com 240 metros de comprimento e 10,80 metros de largura.
Da redação/PCS
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\n \n A Estrada Parque Pantanal ganhou uma gigantesca ponte de\n concreto armado com 240\n metros de comprimento e 10,80 metros de\n largura. A estrutura erguida pelo governo do Estado sobre o Rio Miranda, na\n localidade do Passo do Lontra, entre as cidades de Corumbá e Miranda trouxe mais\n do que a facilidade no escoamento da produção, mas a garantia do\n desenvolvimento do turismo. A ponte denominada "Alfredo Zamlutti" foi\n inaugurada hoje (04) pelo governador André Puccinelli. \n \n Quem passa pela Estrada Parque Pantanal e chega até o Passo\n do Lontra se surpreende não só com a paisagem pantaneira, mas com a moderna\n travessia sobre o Rio Miranda. A estrutura vai substituir a antiga ponte de\n madeira de apenas três metros acima do nível do rio e que por muitos anos ficou\n sujeita à inundação na época de cheia.
É mais tranquilidade e segurança para\n turistas e ribeirinhos, já que a nova ponte conta com 7,40 metros de altura\n sobre o leito em relação à cheia máxima do Rio Miranda.nbsp;Os investimentos\n para a construção da ponte de concreto na Estrada Parque somam R$ 16,4 milhões,\n por meio de uma parceria com o Ministério do Turismo e contrapartida de cerca\n de R$ 8 milhões do governo do Estado. As obras começaram no mês de abril de\n 2010. \n \n Conforme o governador André Puccinelli, a Estrada Parque por\n muitas vezes esteve interditada principalmente com a ponte de madeira\n danificada. Ao falar sobre o desenvolvimento da região com a construção da\n ponte de concreto, Puccinelli fez questão de ressaltar que o governo do Estado\n investiu acima dos 10% para tornar realidade o sonho da comunidade, turistas e\n de proprietários rurais. Aqui demos a contrapartida de quase 47% porque\n entendemos a importância desta obra para o turismo na região, justificou.\n \n Puccinelli ressaltou também a importância da parceria\n principalmente da classe política para viabilizar os recursos federais. Esta\n obra é fruto da união e da população que sabe reivindicar. Estamos contentes e\n orgulhosos por ver que esta ponte traz o nome de Alfredo Zamlutti e que será\n caminho para que os turistas possam conhecer as belezas naturais do nosso Mato\n Grosso do Sul, ressaltou. \n \n A construção da ponte além da segurança em relação à altura\n vai propiciar também a passagem de embarcações que não podiam trafegar com a\n antiga ponte de madeira. E é esta dimensão lateral da estrutura que surpreende\n os turistas e moradores da região. O vão é de 100 metros de largura de\n margem a margem. A ponte foi construída sem pilares centrais - geralmente\n utilizados para suportar grandes estruturas. O projeto moderno contou com o\n método de balanço sucessivo sobre apoios deslizantes, que é executado em\n pontes e viadutos com vãos maiores.\n \n De acordo o deputado federal e de obras do Estado, Edson\n Giroto, todos os detalhes do projeto da obra foram discutidos com a Marinha do\n Brasil num projeto que vai viabilizar a passagem de embarcações maiores para\n fortalecer o turismo. A obra é o que faltava para o desenvolvimento da região.\n É uma moderna engenharia e que traz segurança principalmente para a pecuária\n que hoje tem a garantia de não ter a saída impedida. O governo do Estado está\n olhando para o Pantanal, o que vai resultar no fortalecimento do turismo e da\n economia, avaliou.
É mais tranquilidade e segurança para\n turistas e ribeirinhos, já que a nova ponte conta com 7,40 metros de altura\n sobre o leito em relação à cheia máxima do Rio Miranda.nbsp;Os investimentos\n para a construção da ponte de concreto na Estrada Parque somam R$ 16,4 milhões,\n por meio de uma parceria com o Ministério do Turismo e contrapartida de cerca\n de R$ 8 milhões do governo do Estado. As obras começaram no mês de abril de\n 2010. \n \n Conforme o governador André Puccinelli, a Estrada Parque por\n muitas vezes esteve interditada principalmente com a ponte de madeira\n danificada. Ao falar sobre o desenvolvimento da região com a construção da\n ponte de concreto, Puccinelli fez questão de ressaltar que o governo do Estado\n investiu acima dos 10% para tornar realidade o sonho da comunidade, turistas e\n de proprietários rurais. Aqui demos a contrapartida de quase 47% porque\n entendemos a importância desta obra para o turismo na região, justificou.\n \n Puccinelli ressaltou também a importância da parceria\n principalmente da classe política para viabilizar os recursos federais. Esta\n obra é fruto da união e da população que sabe reivindicar. Estamos contentes e\n orgulhosos por ver que esta ponte traz o nome de Alfredo Zamlutti e que será\n caminho para que os turistas possam conhecer as belezas naturais do nosso Mato\n Grosso do Sul, ressaltou. \n \n A construção da ponte além da segurança em relação à altura\n vai propiciar também a passagem de embarcações que não podiam trafegar com a\n antiga ponte de madeira. E é esta dimensão lateral da estrutura que surpreende\n os turistas e moradores da região. O vão é de 100 metros de largura de\n margem a margem. A ponte foi construída sem pilares centrais - geralmente\n utilizados para suportar grandes estruturas. O projeto moderno contou com o\n método de balanço sucessivo sobre apoios deslizantes, que é executado em\n pontes e viadutos com vãos maiores.\n \n De acordo o deputado federal e de obras do Estado, Edson\n Giroto, todos os detalhes do projeto da obra foram discutidos com a Marinha do\n Brasil num projeto que vai viabilizar a passagem de embarcações maiores para\n fortalecer o turismo. A obra é o que faltava para o desenvolvimento da região.\n É uma moderna engenharia e que traz segurança principalmente para a pecuária\n que hoje tem a garantia de não ter a saída impedida. O governo do Estado está\n olhando para o Pantanal, o que vai resultar no fortalecimento do turismo e da\n economia, avaliou.
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