G1/LD
ImprimirO presidente Michel Temer passou nesta terça-feira (17) para Cabo Verde a presidência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O Brasil comandou o grupo nos últimos dois anos.
A passagem da presidência temporária aconteceu durante a cerimônia de abertura da 12ª conferência de chefes de Estado e de governo da CPLP, na Ilha do Sal, em Cabo Verde. O encontro terminará nesta quarta (18), quando Temer retornará ao Brasil.
Criada em 1996, a comunidade reúne Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
O grupo tem entre os objetivos reforçar a diplomacia e cooperação entre os integrantes e difundir a língua portuguesa.
Discurso
Na cerimônia de abertura, Temer fez um discurso no qual anunciou que o Brasil vai ceder 30 horas de conteúdo audiovisual da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) aos demais países da CPLP.
Segundo o presidente, a decisão "visa mais uma vez integrar mais ainda os países" da comunidade.
Temer também afirmou que a CPLP "tem progredido a passos firmíssimos", acrescentando que a comunidade reúne "fascinante diversidade cultural e humana", sendo que a língua portuguesa é o "meio mais sólido" de "comunhão" entre os países.
"Nosso idioma comum é um vinculo fundamental entre todos os nossos povos, mas devo registro que não é o único. Temos também a nos unir na CPLP essa aspiração por sociedades mais prosperas e justas", disse Temer.
Temer ainda citou um breve balanço sobre os dois anos que o Brasil conduziu a CPLP. Ele citou parcerias em áreas como agricultura familiar, saúde, justiça e segurança pública e defesa.
O presidente também declarou que a gestão do Brasil à frente da CPLP teve como eixo a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A intenção foi aproximar as agendas da comunidade com a Organização das Nações Unidas (ONU).
Cármen Lúcia na Presidência
Com a viagem de Temer a Cabo Verde, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia assumiu a Presidência da República nesta terça, com previsão de ficar no cargo até quarta.
Cármen Lúcia está no exercício da Presidência pela terceira vez, já que, além de Temer, também viajaram para o exterior os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CJ).
Sempre que Temer sai do país, Maia e Eunício programam viagem internacionais para evitar o risco de serem impedidos de disputar as eleições de outubro deste ano (entenda aqui).
Cámen Lúcia chegou ao Palácio do Planalto por volta das 11h40 desta terça. Conforme a agenda oficial, teve teve audiências com parlamentares, juristas e ministros, entre os quais Eduardo Guardia (Fazenda), Grace Mendonça (AGU) e Rossieli Soares (Educação).