Da assessoria/SF
ImprimirNesta quinta-feira (15), os vereadores de Sonora parabenizaram os professores pelo seu dia, por meio de nota. “Não poderíamos deixar de enaltecer a importância deste profissional, que passa a vida inteira aprendendo para transmitir ensinamentos para formar cidadãos de bem”, diz trecho da nota, assinada por todos parlamentares.
Para o presidente da câmara, Ezequiel Reginaldo dos Santos (PDT), a melhor forma de parabenizar o professor é trabalhar por melhores condições de trabalho, garantia de direitos e incentivo a capacitação constantes. “Tenho certeza de que os poderes legislativo e executivo se esforçam para que isso aconteça”.
O petista Joaquim Cassiano Teixeira endossou as palavras do presidente. O vereador lembrou que a educação avançou na atual gestão, muitos investimentos foram feitos, como a colocação de aparelhos de ar condicionado nas salas de aula, distribuição de material aos professores e aumentos salariais dentro das condições do município, entre outros benefícios.
“Tem que melhorar sempre. A educação precisa de investimentos constantes, pois estamos falando de uma área capaz de transformar vidas, de libertar o cidadão. Mas, aos poucos, estamos contribuindo para que tenhamos educação de qualidade. O principal já temos, que são professores de qualidade, empenhados em educar o futuro de Sonora”, garantiu o vereador Arnaldo Pereira de Souza (PR).
Dia do Professor
No dia 15 de outubro de 1827, Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados.
A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida. Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor, que é 15 de outubro.