Sábado, 9 de Agosto de 2025
Polícia
08/08/2025 19:04:00
PMA autua proprietários rurais por uso indevido do fogo horas após o Início da Operação Focus

Da assessoria/PCS

Imprimir
Foto: Divulgação/PMA

Deflagrada no último dia 04 de agosto, com término previsto para 31 de dezembro de 2025, a Operação Focus já apresenta resultados concretos no combate às queimadas ilegais em Mato Grosso do Sul. Apenas 48 horas após o início das ações, a Polícia Militar Ambiental autuou dois proprietários rurais, em ocorrências distintas nos municípios de Paranaíba e Sonora, durante fiscalizações realizadas pelas equipes de Aparecida do Taboado e Coxim, respectivamente.

A operação é um esforço conjunto entre a Polícia Militar Ambiental e o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), voltado à identificação e responsabilização de infratores por queimadas ilegais e incêndios florestais. De janeiro a julho deste ano, cerca de 500 ocorrências desse tipo foram identificadas pelo setor de geoprocessamento do Imasul, número que tende a aumentar diante das condições climáticas típicas do período de estiagem.

Foto: Divulgação/PMA

Além de intensificar as fiscalizações, a Operação Focus visa reduzir o tempo de resposta às ocorrências ambientais, permitindo ações rápidas e coordenadas, com foco na responsabilização de infratores em flagrante e na geração de efeito inibitório para os anos seguintes. A iniciativa fortalece ainda a cooperação entre órgãos, com intercâmbio de dados e uso integrado da infraestrutura de inteligência geográfica, otimizando a atuação durante o período crítico.

Autuações:

No dia 06 de agosto (quarta-feira), a equipe da PMA de Aparecida do Taboado atendeu a um alerta emitido pelo sistema de monitoramento do Comando de Policiamento Ambiental, referente à zona rural do município de Paranaíba (MS). No local, foram constatadas atividades de corte de árvores nativas isoladas (CANI) e queima de material lenhoso disposto em fileiras, sem autorização ambiental. Diante das infrações, o proprietário será autuado com multas de R$ 300,00 (trezentos reais) por hectare desmatado e R$ 3.000,00 (três mil reais) por hectare queimado ilegalmente. A mensuração exata das áreas impactadas ainda será realizada com base no Cadastro Ambiental Rural (CAR) do imóvel.

Já no dia 07 de agosto (quinta-feira), a equipe da PMA de Coxim foi acionada pelo Comando de Policiamento Ambiental, após a detecção de focos de calor no município de Sonora (MS). No local, os policiais constataram a presença de cinco leiras de vegetação queimadas, já em fase final, com vestígios de cinzas e fumaça. O responsável foi autuado administrativamente e orientado quanto à legislação ambiental vigente, diante da constatação de uso do fogo sem a devida autorização.

As autuações realizadas em curto intervalo de tempo demonstram a efetividade da pronta resposta das equipes operacionais, reafirmando o papel estratégico da Polícia Militar Ambiental na repressão qualificada aos crimes ambientais, na preservação dos recursos naturais e na promoção da segurança ecológica em Mato Grosso do Sul.

Foto: Divulgação/PMA

Assessoria de Comunicação do 1º Batalhão de Polícia MilitarAmbiental.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias