Quinta-Feira, 31 de Julho de 2025
Mundo Pet
30/07/2025 13:37:00
Cães saudáveis e felizes precisam de rotina; expert explica por quê
Os cachorros precisam de rotina para manter a saúde emocional e física; veterinária dá dicas de como montar uma “agenda” para o seu pet

Metropoles/PCS

Imprimir

Se você sempre dá comida ao seu cachorro, manda ele dormir e leva-o para passear nos mesmos horários, você está contribuindo para a saúde mental do animal. Mesmo sem possuir a noção de tempo, como nós humanos, os cães são apegados à rotina.

De acordo com a médica veterinária Elídia Zotelli, os pets precisam ter horários determinados e mantidos para se alimentar e passear, por exemplo, porque a rotina é fundamental para o bem-estar físico e emocional dos cães.

Zotelli descreve que definir cronogramas ajuda a promover segurança, assim como a reduzir o estresse nos pets. “Ao definir uma rotina, isso pode melhorar comportamentos e reduzir a ansiedade dos animais”, detalha a especialista, que atua no Amarvet’s Hospital Veterinário.

A imprevisibilidade, segundo a profissional, gera insegurança nos cães. Eles se sentem mais seguros quando podem antecipar o que vai acontecer, isso porque a previsibilidade ajuda o cérebro dos animais a entender que o ambiente está sob controle.

Quando os horários são irregulares, os cachorros vivem em um estado constante de incerteza e alerta, o que pode desencadear ansiedade.

Confira como organizar uma rotina ideal para o seu cão:

Horário fixo de refeições: a especialista indica estabelecer horários para a oferta de alimento. O recomendável é duas vezes ao dia, evitando dar comida ao pet fora desses momentos. “Exceto em situações específicas, como reforços positivos no adestramento“, pontua.

Passeios diários: apesar de eles não precisarem ser longos, o ideal é que sejam sempre nos mesmos horários. Respeite sempre o ritmo e as necessidades do cão, mantendo os passeios regulares e agradáveis.

Sono tranquilo: Zotelli indica criar um ambiente pacífico para o sono do seu cachorro. Com pouca luz e ruído, especialmente à noite, com “horário de dormir” regular.

Adaptação: a realidade da casa precisa ser considerada, ou seja: evite mudanças bruscas. Se for necessário fazer grandes alterações na rotina da família, faça isso de forma gradual, para que o pet possa se adaptar com calma.

Mas manter a rotina realmente faz diferença?

A especialista reforça que a previsibilidade da rotina permite que o organismo dos cães funcione de maneira mais equilibrada.

Enquanto a alimentação regrada ajuda a regular o metabolismo, evitando jejum prolongado, as atividades físicas ajudam a controlar a ansiedade e canalizar a energia de forma saudável. “Cães que sabem quando será o próximo passeio tendem a ser menos agitados ou destrutivos”, comenta a veterinária.

Ao regular o descanso do seu pet, você também estará contribuindo para uma estabilidade comportamental. Em especial, para os cães idosos, que possuem maior predisposição para desenvolver distúrbios do sono com a idade.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias